sábado, junho 05, 2010

PORQUE SER BOM?



Robert Hughes, historiador e crítico de arte, conta a história de um condenado à prisão perpétua em uma ilha de segurança máxima na costa da Austrália. Um dia, sem nenhuma provocação, ele se voltou contra um companheiro de prisão e o espancou até deixá-lo sem sentidos. Por esse motivo, as autoridades o mandaram de volta ao continente para outro julgamento, no qual ele deu um testemunho direto e impassível do crime. Não demonstrou nenhum sinal de remorso e negou ter tido qualquer ressentimento da vítima.

— Por que, então? — perguntou o juiz, admirado. — Qual foi o seu motivo?
O prisioneiro respondeu que estava enjoado da vida na ilha, um lugar de notória brutalidade, e não via motivos para continuar vivendo.

— Sim, sim, eu compreendo tudo isso — disse o juiz. — Posso entender por que você se
afogaria no oceano. Mas por que matar?
— Bem, eu penso assim — disse o prisioneiro. — Sou católico. Se eu cometesse suicídio iria diretamente para o inferno. Mas, se eu matasse alguém, poderia voltar aqui para Sidney e confessar o meu crime a um padre antes da execução. Desse jeito, Deus me perdoaria.
Em "For Time Being" [Para todo o sempre], o rei Herodes astutamente capta as conseqüências lógicas da graça: "Todo velhaco vai argumentar: 'Eu gosto de cometer crimes. Deus gosta de perdoá-los. De fato, o mundo foi admiravelmente arranjado".


Porque ser bom se voçê já sabe com antecedência que vai ser perdoado? Porque lutarmos para sermos justo como Deus quer quando Ele nos aceita exatamente como somos?

Se voçê já sabe que vai ser perdoado porque não se juntar aos bacanais pagãos? Coma, beba, divirta-se, pois amanhá Deus pedoará.

Se a graça aumenta quando o pecado aumenta, então porque não pecar o máximo possível para que Deus tenha mais oportunidade de estender sua graça?

Parece perverso mas em diverças ocasiões os cristãos têm seguido essa lógica.

E VOÇÈ COMO TEM SIDO TUA CONDUTA?

Em Rm: 6 e 7 Paulo nos ensina a conuta correta.

Um comentário: