domingo, maio 30, 2010

EVANGELHO = RESSOCIALIZAÇÃO

Atualmente tem se notado um grande aumento da criminalidade, observa-se um maior índice
da violencia e do roubo devido ao crescente uso de entorpecentes. Sabe-se ,contudo,que a
pena privativa de liberdade não tem sido o suficiente para inibir o aumento do uso de drogas
e a criminalidade pois as instituições carcerarias por si só não são capaz de ressocializar os
detentos devido aos graves problemas de super lotação, falta de privacidade na hora das
necessidades fisiologicas, sujeira, mofo, privadas imundas, mau cheiro, umidades, baratas, ratos, sacos e roupas penduradas por todo lado.
As condições minimas de proteção e conforto oferecidas pelos presidios so traz a incerteza em relação ao futuro, uma instituição que não tem caráter socializador, mas punitivo. É em meio a esse caos e com grandes dificuldades politicas,tecnicas e sociais a religião (o cristianismo puro e simples) produz resultados significativos, proporcionando ao preso condições de reentegração social.
Através de reuniões onde se fala do evangelho de Cristo observou-se que a violencia é percebida de forma diferente entre os detentos crentes e os não-crentes. Entre os não-crentes a violencia fisica é o recurso mais utilizado para resolver os problemas internos, entretanto para os crentes a violencia só é utilizada em ultimo caso.
A assistencia religiosa (culto) realizada duas vezes por mês os detentos que paticipam
das reuniões tem um comportamento notadamente melhor que os demais apenados. A prática religiosa tem contribuido significativamente na mudança disciplinar dos presos no que tange comportamento, atitude, abandono de vicios, tendo também uma mudança positiva no relacionamento com os funcionarios da instituição carceraria, apesar de não haver mudança no relacionamento com os presos não crentes devido à descriminação, criticas e zombarias.
Foi ressaltado também que apenados crentes passam à se relacionar mais afetivamente com os familiares mesmo os que por um motivo ou outro não mais se relacionavam com a familia.
O evangelho não só muda a mentalidade dos detentos,como tornou-se instrumento de conexão entre os detentos e o mundo social, atuando como transmissor de valores morais que enfatizam a ética,o bom comportamento e as relações humanas,trazendo ao detento a oportunidade de uma nova vida espiritual e social, dentro e fora do presidio,tornado-o utíl
a sí mesmo,a sua familia e a sociedade.

2 comentários:

  1. o evangelho tem resultados impactantes quando praticado verdadeiramente!!!

    ResponderExcluir
  2. O evangelho de fato é a boa nova=Boa noticia, a boa noticia aos presos, e aos que se acham livres, o que passar de boa noticia não é evangelho e sim fundamentos humanos.
    Bela mensagem gelson, se muitos ouvissem o evangelho como ele é e o praticassem sem meritos e cobranças humanas concerteza o mundo seria diferente.

    ResponderExcluir